Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest
Publicidade

Compartilhe

DF tem 400 mil eleitores com título irregular; Siba com regularizar

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alerta que o prazo para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral termina ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alerta que o prazo para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral termina em 6 de maio. No DF, mais de 424 mil eleitores apresentam algum tipo de pendência, seja por ausência de biometria ou por terem o título de eleitor cancelado.

De acordo com dados do TRE-DF, 149.086 pessoas ainda não realizaram o cadastramento biométrico. Além disso, 275.552 eleitores tiveram o título cancelado por deixarem de votar, não justificarem a ausência e não quitarem as multas referentes a três eleições consecutivas, considerando turnos e possíveis pleitos suplementares.

Quem está com o título cancelado enfrenta diversas restrições, como a impossibilidade de votar ou se candidatar, assumir cargos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade. O cidadão também fica impedido de renovar matrícula em instituições oficiais, participar de licitações e realizar atos que exijam a comprovação de quitação eleitoral, entre outras limitações legais.

Como regularizar a situação

A regularização pode ser feita de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral do DF, ou pela internet. Para isso, o eleitor deve acessar o site do TRE-DF, entrar na área de Autoatendimento Eleitoral e escolher a opção Consultar Situação Eleitoral. Caso haja pendências, muitas delas podem ser resolvidas on-line, sem necessidade de deslocamento.

Quem preferir atendimento presencial pode agendar dia e horário pelo próprio site do tribunal, na seção de Serviços Eleitorais, garantindo mais rapidez e organização no atendimento.

Biometria

É a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como a impressão digital e foto. Os detalhes do cadastramento biométrico do eleitor encontram-se na página https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/

Da redação do Direto do Congresso