Medida anunciada pela governadora Celina Leão vale para os órgãos da administração pública do Distrito Federal. Serviços essenciais serão ma...
Medida anunciada pela governadora Celina Leão vale para os órgãos da administração pública do Distrito Federal. Serviços essenciais serão mantidos durante o dia da partida da Seleção Brasileira.
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que a próxima segunda-feira (29) será de ponto facultativo nos órgãos da administração pública distrital. A decisão foi tomada em razão da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, marcada para as 14h (horário de Brasília).
O anúncio foi feito pela governadora Celina Leão na quinta-feira (25), e o decreto será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Serviços essenciais continuam em funcionamento
A suspensão do expediente não se aplica aos serviços considerados essenciais. Áreas como saúde, segurança pública, limpeza urbana e demais atividades indispensáveis continuarão operando normalmente para garantir o atendimento à população.
Trânsito motivou mudança na decisão
Segundo a governadora, a medida foi adotada após o governo observar os impactos provocados pelos jogos anteriores da Seleção Brasileira no trânsito e na mobilidade urbana do Distrito Federal.
Até então, o decreto em vigor previa a liberação dos servidores públicos três horas antes do início das partidas. No entanto, com o confronto marcado para o início da tarde, o governo avaliou que manter essa regra poderia gerar ainda mais congestionamentos.
Celina Leão explicou que, nas últimas partidas do Brasil, muitos motoristas enfrentaram longos períodos de retenção nas vias da capital. De acordo com ela, o deslocamento dos servidores pouco antes do jogo acabaria contribuindo para o aumento do fluxo de veículos, tornando a rotina da cidade ainda mais complicada.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima segunda-feira (29), às 14h, em confronto válido pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. O adversário será a seleção do Japão.
Com o ponto facultativo, o GDF busca reduzir os impactos no trânsito durante o horário da partida e facilitar a mobilidade da população, enquanto mantém o funcionamento dos serviços essenciais em todo o Distrito Federal.
