Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest
Publicidade

Compartilhe

No DF IPVA 2026: Primeiras parcelas começam a vencer na segunda-feira (23)

Com a chegada do período de vencimento das primeiras parcelas do IPVA, motoristas devem se organizar para cumprir o calendário de pagamento ...

Com a chegada do período de vencimento das primeiras parcelas do IPVA, motoristas devem se organizar para cumprir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores referente ao exercício de 2026.Conforme o número final da placa.

O contribuinte tem a opção de dividir o valor do imposto em até seis parcelas. No entanto, quem optar pelo pagamento em cota única pode obter um desconto de 10% sobre o total devido. Veja o calendário de vencimentos e escolha a melhor forma de quitar o tributo

Os prazos têm início na segunda-feira, 23 de fevereiro, e seguem até o dia 27, obedecendo ao número final da placa de cada veículo. A recomendação é que os contribuintes fiquem atentos às datas para evitar juros e multas por atraso.

De acordo com o cronograma, veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem efetuar o pagamento no dia 23. Já os finais 3 e 4 vencem em 24 de fevereiro. No dia 25 será a vez das placas com final 5 e 6. Os contribuintes com veículos de finais 7 e 8 têm prazo até o dia 26, enquanto os finais 9 e 0 devem quitar o imposto até 27 de fevereiro. Nessas datas, é possível pagar tanto a primeira parcela quanto optar pela cota única.

A estimativa do Governo do Distrito Federal é de que aproximadamente 1,3 milhão de veículos estejam sujeitos à cobrança do IPVA em 2026. A previsão de arrecadação para o período é de cerca de R$ 2,14 bilhões.

Os boletos foram encaminhados aos proprietários, mas também podem ser emitidos pela internet. Para isso, basta acessar o portal da Receita do DF, na opção destinada à emissão do IPVA, e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Quem escolher dividir o valor poderá seguir o calendário de parcelas que se estende entre março e julho, conforme tabela divulgada pela Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Confira abaixo a tabela

Da Redação Direto do Congresso
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília