Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest
Publicidade

Compartilhe

Legislações propostas pelo deputado Ricardo Quirino reforçam proteção à pessoa idosa nas áreas da saúde e segurança pública

Deputado Ricardo Quirino/Crédito: Denise Xavier O deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos) é o autor de 10 leis sancionadas pela Gov...

Deputado Ricardo Quirino/Crédito: Denise Xavier
O deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos) é o autor de 10 leis sancionadas pela Governadoria do Estado, no segundo semestre de 2025. Ao todo, o parlamentar protocolou, na Assembleia Legislativa, desde agosto passado, 14 processos legislativos. A atuação de Quirino concentrou-se na defesa da pessoa idosa, principalmente nas áreas da saúde e da segurança pública.

Leis em Vigor

Dentre as leis sancionadas pelo governador, já em vigor no Estado, está a nº 23.737, de 14 de outubro de 2025, que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas em Ambiente Doméstico, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 24 de junho – Dia Mundial de Prevenção de Quedas.

De acordo com a legislação, durante a semana estadual serão adotadas as seguintes medidas: estimular a discussão e prevenção de quedas de pessoas idosas em ambientes domésticos; estimular a capacitação de cuidadores e familiares para identificar os riscos de quedas de pessoas idosas em ambiente doméstico; estimular a divulgação de iniciativas, ações e campanhas de prevenção a quedas de pessoas idosas em ambiente doméstico; dentre outras.

Também está em vigor a Lei Estadual nº 23.817 que garante prioridade de tramitação dos procedimentos investigatórios em inquérito policial que visem à apuração e responsabilização de crimes culposos e dolosos, inclusive na modalidade tentada, que tenham como vítima a pessoa idosa. A lei determina ainda que as comunicações internas e externas referentes aos procedimentos investigatórios serão identificadas com os termos “Prioridade - Vítima Pessoa Idosa”.

As outras oito leis sancionadas pela Governadoria do Estado são referentes à concessão de títulos de Cidadania Goiana e declarações de utilidade pública.

Por Agência Assembleia de Notícias