A abertura oficial do curso foi realizada nesta quinta-feira (5) e contou com a participação do governador Ibaneis Rocha. Os policiais penai...
A abertura oficial do curso foi realizada nesta quinta-feira (5) e contou com a participação do governador Ibaneis Rocha.
Os policiais penais nomeados recentemente pelo Governo do Distrito Federal deram início, nesta quinta-feira (5), à fase final do curso de formação da carreira. Ao todo, 179 servidores participam desta etapa, que marca o fortalecimento do efetivo responsável pela segurança do sistema prisional do DF.
A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Complexo da Polícia Civil e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. Com essas nomeações, o número de policiais penais incorporados ao sistema desde 2019 pelo GDF chega a 1.333 profissionais.
Desde 2019, o GDF já nomeou mais de 1,3 mil policiais penais, fortalecendo a segurança do sistema prisional. Durante o evento, o governador destacou o papel estratégico da categoria no combate ao crime organizado e na promoção da ressocialização, além dos investimentos em valorização profissional, estrutura e criação do Fundo Penitenciário do DF.
“Quando me perguntam por que o crime organizado não se cria em Brasília, eu dou exemplo de como a nossa Polícia Penal faz um trabalho de excelência. Trabalha com segurança, mas pensa também na ressocialização” Governador Ibaneis RochaA vice-governadora Celina Leão ressaltou que a Polícia Penal deixou de ser uma subcategoria para se consolidar como carreira essencial à segurança pública.
“Aqui no Distrito Federal não temos facções telefonando das cadeias, porque temos essa categoria. Acredito no sistema prisional produtivo, em que o interno possa trabalhar” Celina Leão, vice-governadora
Já o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, enfatizou a atuação dos profissionais desde a inteligência até a reintegração social dos internos.
O curso, primeira turma de 2026, terá carga de 210 horas-aula distribuídas em 45 dias, com formação teórica, ética e operacional. Após a conclusão, os alunos estarão aptos a exercer plenamente as funções da carreira. A chegada dos novos policiais deve ampliar a eficiência, a segurança e a humanização no sistema penitenciário do Distrito Federal.
Da Redação do Direto do Congresso
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.
