Antonov An-24 , da Angara Airlines: incidente na Rússia @Viento_Este Antonov An-24 da Angara Airlines saiu da pista e parou na grama ao pou...
Antonov An-24 , da Angara Airlines: incidente na Rússia @Viento_Este
Antonov An-24 da Angara Airlines saiu da pista e parou na grama ao pousar em Kirensk. Ninguém ficou ferido.
Um avião turboélice Antonov An-24 operado pela companhia russa Angara Airlines sofreu um colapso no trem de pouso durante a aterrissagem no aeroporto de Kirensk, na Rússia, nesta semana. A aeronave, que cumpria um voo doméstico com mais de 50 pessoas a bordo, assustou os passageiros ao sair da pista e só parar na grama. Apesar do incidente dramático, felizmente, não houve feridos entre os ocupantes.
As imagens do pouso mostram a aeronave derrapando e inclinando após o colapso estrutural, um episódio que reacende preocupações sobre a segurança operacional de modelos antigos ainda em uso no país. De acordo com o portal especializado Simple Flying, este não é o primeiro incidente envolvendo o Antonov An-24 da Angara Airlines.
A Angara Airlines, que realiza voos regionais principalmente a partir do Aeroporto Internacional de Irkutsk, opera uma frota composta por aeronaves de fabricação soviética, como os próprios An-24 e helicópteros Mil. Embora o An-24 seja conhecido por sua robustez e flexibilidade, seu projeto remonta à década de 1960, o que levanta questões sobre sua viabilidade em operações atuais.
Especialistas atribuem parte dos riscos operacionais enfrentados por companhias aéreas russas às sanções impostas pelo Ocidente em resposta à guerra na Ucrânia. Com restrições severas à importação de peças de reposição e à manutenção de aeronaves de fabricação estrangeira, o setor de aviação civil na Rússia enfrenta desafios inéditos.
Segundo Sergei Chemezov, chefe do conglomerado de defesa estatal Rostec, pelo menos 200 aviões ocidentais ainda em operação no país precisarão ser aposentados até 2030, sendo substituídos por modelos de fabricação nacional. Enquanto isso não acontece, companhias como a Angara têm recorrido a aeronaves antigas, como o An-24, para manter suas rotas domésticas.
Dados da empresa de análise de aviação Cirium indicam que a Angara Airlines tinha programados 132 voos com o An-24 apenas neste mês, todos com partidas ou chegadas no aeroporto de Irkutsk, próximo à fronteira com a Mongólia.
Apesar do susto, os passageiros do voo em Kirensk relataram apenas surpresa e apreensão, sem indícios de pânico. O caso, no entanto, reforça a urgência de modernização da frota aérea russa diante das limitações tecnológicas e logísticas enfrentadas pelo setor. As investigações sobre o colapso do trem de pouso já estão em andamento pelas autoridades aeronáuticas locais.