O Distrito Federal registrou avanços na educação pública, de acordo com a segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada pelo Inep. Os dados...
O Distrito Federal registrou avanços na educação pública, de acordo com a segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada pelo Inep. Os dados mostram que mais estudantes estão concluindo o ensino médio e permanecendo na escola.
Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 4,6% para 3,9%, enquanto a distorção idade-série recuou de 26,2% para 20,2%. O levantamento também aponta redução da reprovação no período.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os resultados refletem o impacto de programas como o Pé-de-Meia, Escola em Tempo Integral e Escolas Conectadas. No Distrito Federal, 77.745 estudantes já foram beneficiados pelo Pé-de-Meia.
Os indicadores também mostram crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Enem. Já a Pnad Contínua Educação 2025 revelou que a frequência escolar entre jovens de 15 a 17 anos subiu para 80,6%, enquanto a parcela de adolescentes fora do ensino médio caiu para 19,4%.
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
