Divulgação/Agência Sáude DF Estoque de tipos sanguíneos negativos atinge nível baixo de estoque Com a chegada das festas de fim de ano, a Fu...
Divulgação/Agência Sáude DF
Estoque de tipos sanguíneos negativos atinge nível baixo de estoque Com a chegada das festas de fim de ano, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) divulgou um balanço preocupante sobre suas reservas de sangue. Atualmente, todos os tipos sanguíneos com fator Rh negativo (O-, A-, B- e AB-) encontram-se em níveis baixos, o que acende um alerta para o atendimento hospitalar na capital.
O "Doador Universal" é a maior prioridade
Embora a escassez atinja todos os tipos negativos, o Hemocentro reforça o apelo especial para doadores do tipo O-. Por ser considerado o sangue universal, ele é indispensável em situações onde não há tempo para testes de compatibilidade, como:
Atendimentos de emergência e traumas graves;
Transfusões neonatais (recém-nascidos);
Cirurgias complexas de alto risco.
Como faço para ser um doador antes da virada do ano?
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar acima de 51 kg e estar saudável;
- Aqueles que passaram recentemente por cirurgia e exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
- Doadores que tiveram gripe, Covid-19 ou dengue recentemente, precisam respeitar os prazos de inaptidão temporária antes de se candidatar a doação;
- Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
A solidariedade não pode tirar férias. Para garantir que as unidades de saúde operem com segurança durante o feriado, a FHB manterá o recebimento de doações neste fim de ano.
Fique atento ao prazo: As doações podem ser realizadas até o dia 31/12.
Se você possui sangue de fator negativo ou deseja contribuir com qualquer outra tipagem, procure o Hemocentro de Brasília e ajude a salvar vidas. Um pequeno gesto pode ser o presente de Ano Novo que alguém está esperando para sobreviver.
Doe com agilidade: agende seu horário e evite filasPara garantir que a sua experiência de solidariedade seja rápida e organizada, a Fundação Hemocentro de Brasília orienta que os voluntários realizem o agendamento prévio da doação.
Essa medida visa evitar aglomerações e reduzir o tempo de espera, permitindo que o processo seja mais fluido para todos. Você pode marcar o seu horário de duas formas simples:
Pela Internet: Acesse o portal
Agenda DF e escolha o melhor horário para você.
Por Telefone: Basta ligar para o número 160, opção 2.
Da Redação do Direto do Congresso
