Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Compartilhe

Lula autoriza consultas sobre uso da lei de reciprocidade contra os EUA após tarifaço

Lula determinou que o Itamaraty faça consultas Ricardo Stuckert/PR - 13.8.2025 Fontes do Itamaraty dizem que processo é complexo e pode se e...

Lula determinou que o Itamaraty faça consultasRicardo Stuckert/PR - 13.8.2025
Fontes do Itamaraty dizem que processo é complexo e pode se estender por até sete meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o governo federal a realizar as consultas necessárias para avaliar se a taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros atende aos requisitos para que o Brasil possa recorrer à chamada lei de reciprocidade e adotar uma medida equivalente contra o país.

Segundo apuração da reportagem, Lula determinou que o Itamaraty acione a Camex (Câmara de Comércio Exterior) para investigar a aplicação da tarifa americana e tomar as providências cabíveis. Fontes diplomáticas afirmam que o processo é complexo, envolve prazos formais, consultas técnicas e possibilidade de negociação, podendo se estender por até sete meses.

“É um processo longo, com prazos, consultas e chance de negociação. Não é uma medida unilateral logo de cara. Seis, sete meses, dependendo do andamento”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores.

A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foi anunciada em 9 de julho e passou a valer em 6 de agosto.

A princípio, todos os produtos brasileiros comprados pelos Estados Unidos seriam taxados. No entanto, ao oficializar a medida, Trump deixou 694 itens de fora da tarifa extra.

Uma semana depois da vigência da tarifa, o governo anunciou um plano de contingência — batizado de Plano Brasil Soberano — para socorrer os setores mais afetados.

A medida prevê a manutenção de empregos, a devolução de parte dos impostos pagos pelas empresas e a compra, pelo governo, de alimentos perecíveis para o consumo em escolas, hospitais e nas Forças Armadas.

Brasília|Natália Martins, da RECORD, e Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
28/08/2025 - 21h04 (Atualizado em 28/08/2025 - 21h31)

CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NOTICIAS.R7.COM