Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília O Instituto Brasília Ambiental abriu, na terça-feira (8), as inscrições para a 2ª Conferência Dis...

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
O Instituto Brasília Ambiental abriu, na terça-feira (8), as inscrições para a 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação (Cduc), marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto. O evento celebra os 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (Sduc) e será um espaço de debate sobre os avanços, desafios e perspectivas na gestão das áreas protegidas do Distrito Federal.
A conferência será realizada em dois locais: o primeiro dia acontecerá no auditório da Câmara Legislativa do DF e o segundo no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). As inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, estão disponíveis até 20 de julho pelo site do Brasília Ambiental.
Com uma programação diversificada, a Cduc contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, exposição de painéis e cinco oficinas temáticas voltadas à capacitação e ao diálogo técnico com os participantes. As oficinas são oferecidas em parceria com o projeto "Avaliação e Fortalecimento do Sistema de Unidades de Conservação Distrital e Estudo de Parcerias Público-Privadas e Público-Comunitárias", desenvolvido pelo CDS/UnB.
As oficinas oferecidas são:- Manejo de trilhas em UCs (20 vagas)
- Voluntariado em UCs (15 vagas)
- Conselhos gestores em UCs (15 vagas)
- Introdução ao ecoturismo e visitação em UCs (25 vagas)
- Criação de RPPNs e adesão de trilhas ao sistema distrital (15 vagas)
A governadora em exercício, Celina Leão, destacou que a iniciativa reforça a importância da gestão participativa e do uso do conhecimento técnico na proteção do meio ambiente. “O Sistema Distrital de UCs mostra que gestão participativa e conhecimento técnico são pilares para conservar nossos recursos naturais e ampliar o acesso público a esses espaços”, afirmou.
A Cduc foi oficialmente inserida no Calendário de Eventos do Brasília Ambiental por meio da Instrução nº 13/2025. A proposta é consolidar o evento como um fórum contínuo de articulação entre o poder público, a sociedade civil e a comunidade acadêmica, promovendo o fortalecimento das políticas públicas ambientais no DF.
Redação Direto do Congresso