Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest
Publicidade

Compartilhe

Comissão de Comunicação vai debater proteção de menores em ambientes digitais

Colegiado também aprovou pautas importantes que tem participação da bancada do Republicanos Brasília (DF)  – A Comissão de Comunicação da Câ...

Colegiado também aprovou pautas importantes que tem participação da bancada do Republicanos

Brasília (DF) – A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (23),
 3 requerimentos para debater o Projeto de Lei 2628/2022, que trata sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A autoria dos requerimentos REQs 78 e 9/25 são do deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI).

As Audiências vão tratar de temas como Ambiente digital e saúde mental de crianças e adolescentes; Responsabilidade das plataformas digitais e proteção de dados pessoais de crianças e adolescentes e educação digital, Controle Parental e Inclusão. Para debater os assuntos serão convidados representantes de governo, de entidades ligadas ao mundo digital/internet e da sociedade civil organizada ligada aos temas debatidos.

Jadyel justificou que a intenção é contribuir com a formação cidadã no ambiente digital, estimulando o uso consciente, crítico e seguro da tecnologia. Para ele, os encontros vão permitir a escuta de diferentes setores sociais e a construção de um debate técnico que irá embasar a elaboração do seu parecer ao projeto. As datas das audiências ainda serão marcadas.

Além dos requerimentos, a CCom aprovou outras 16 proposições. Entre elas, o parecer do presidente da Comissão de Comunicação, deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), ao Projeto de Lei 4944/23, que altera a lei que criou o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para prever a não incidência da Taxa de Fiscalização de Instalação – TFI e da Taxa de Fiscalização de Funcionamento- TFF sobre os terminais móveis de uso individual, como aparelhos celulares. De acordo com o relator, a arrecadação média anual da Fistel era de mais de R$ 1,5 bilhão até 2020 quando o recolhimento foi suspenso na justiça, sendo que na prática essas fiscalizações não ocorrem como deveriam.

O colegiado aprovou ainda, o requerimento 5/25, para realização de um seminário em conjunto com outras 11 comissões para debater o tema: “Biênio da Primeira Infância: desafios e perspectivas para a garantia de direitos em uma agenda intersetorial”. A data do evento ainda será marcada.

Outros projetos aprovados nesta quarta (23) na reunião foram:

– 1799/21: que prevê a afixação em vias e locais públicos de QR Codes para acesso à prestação digital de serviços públicos. O texto recebeu parecer favorável do relator, deputado Jadyel Alencar.

– 2777/24: que dispõe sobre medidas de valorização, proteção e promoção dos direitos das mulheres trabalhadoras operadoras de telemarketing;

– 4751/19: que dispõe sobre a reorganização dos serviços das empresas de serviços continuados;

– 8 TVRs: pedidos de renovação a permissão de outorga de serviços de radiodifusão;

– REQ 2/25: que solicita informação do Ministro das Comunicações a respeito da demora da Anatel em analisar proposta da Starlink para enviar mais de 7.500 satélites ao espaço brasileiro;

– REQ 3/25: que pede a prorrogação do prazo de funcionamento da Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura;

– REQ 6/25: pede a aprovação de moção de repúdio contra decisão da ESPN Brasil de suspender seis jornalistas comentaristas que fizeram críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Texto: Erica Junot – Ascom Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados
Fotos: Júlio Dutra