Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest
Publicidade

Compartilhe

TSE abre nesta segunda testes para especialistas apresentarem plano de ataque às urnas eletrônicas

Hardware da urna eletrônica também será testado ROBERTO JAYME/ASCOM/TSE - 05.08.2017 BRASÍLIA  |  Gabriela Coelho, do R7, em Brasília Objeti...

Hardware da urna eletrônica também será testado

ROBERTO JAYME/ASCOM/TSE - 05.08.2017
  • BRASÍLIA Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Objetivo é encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação do país para fortalecer a confiança do processo eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre nesta segunda-feira (27) a edição de 2023 do Teste da Urna. Essa é mais uma rodada de avaliações para garantir a segurança das urnas eletrônicas nas eleições municipais do próximo ano. A partir de agora, especialistas inscritos vão analisar profundamente os códigos-fonte para apresentar um plano de ataque ao sistema eleitoral.
O objetivo é testar e encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação brasileiro para “fortalecer a confiabilidade, transparência e segurança” do processo eleitoral, segundo o TSE.
De acordo com o TSE, "o teste é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio aos processos de auditoria da urna eletrônica".

Os sistemas eleitorais que serão testados são os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, inclusive, o hardware da urna eletrônica, seus softwares e os sistemas de apoio.

Em setembro deste ano, por unanimidade, o TSE aprovou uma alteração na resolução que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral. Com as mudanças, o Supremo Tribunal Federal (STF) e as Forças Armadas deixaram de integrar o rol de instituições autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.